quinta-feira, 23 de julho de 2009

Homenagem ao Grande Homem, nosso melhor amigo e avô, LOURIVAL COSTA!


"Dono de um semblante forte e esbelto, seu Lôro, como era carinhosamente chamado por nós, era um homem sério e, ao mesmo tempo brincalhão! Gostava de contar histórias suas, ainda garoto, era uma festa só. Sentados no terraço, éramos distraídos por sua voz tenra e suave, a nos embalar contos, como num mundo de fadas, onde tudo é belo!

Seu Lôro, homem forte e valente, destemido pela própria natureza; dono de um temperamento invejável, era apaziguador e receptivo, gostava muito de agradar, e também ser agradado; coisa que fiz, modéstia à parte, divinamente! Era mais que um avô, mais que um pai, era meu melhor amigo e companheiro em todos os momentos. Noites em claro se foram na presença divina deste homem, onde no terraço, madrugada à dentro, éramos tomados pela ânsia da conversa, estas bastantes variadas; mesmo sendo um homem sem estudos, seu Lôro botava qualquer filósofo no chinelo, suas lições de vida, seus ensinamentos, seus dizeres, ele era verdadeiramente um sábio!

Trazia consigo, marcas do tempo, em sua pele fina e sedosa, rugas de uma longevidade sã, adquiridas por uma vida regrada e sem farturas, mas com honestidade e muito respeito ao próximo! Filho de 1910, criado ainda num tempo antigo, seu Lôro era um homem moderno, ele aceitava muito bem os limites da sociedade atual. Só não gostava muito do fato de ter que envelhecer, pois sempre fora um homem bastante independente, mas, a idade nos ensina muito, é uma eterna surpresa! O que para nós, um homem tão forte como este, fosse uma fortaleza, uma rocha que jamais teria fim, nosso grandioso Deus, do alto de Sua sapiência, nos ensina a ofertar o nosso maior troféu, o nosso avô querido. Já velhinho e enfermo, seu Lôro passou os últimos meses de sua vida totalmente dependente, em cima de uma cama hospitalar, nos ensinou ainda mais, nos ensinou o que seria e é a velhice! Sempre dormindo, caladinho, seu Lôro já não era mais aquele homem forte, era agora um idoso magrinho, carente de apoio dos familiares, dos cuidados médicos, dos remédios, mas acima de tudo de suas filhas Sônia e Fátima, que seguraram onda durante meses, sem deixá-lo um minutinho sequer! As vezes, entrávamos no quarto dele, e lá estava ele, inquieto, se remexendo, mas, bastava passar a mão em seus cabelos brancos, para ver um sorriso se abrir, as vezes meio que triste, mas sempre confiante em Deus!

Ah vovô, se o tempo voltasse! Faria qualquer coisa nesta vida para te ter um minuto apenas! Traria bolacha, pamonha, canjica, café; montaria um banquete, para te ter por um minuto apenas! Será que meu bom Deus, não te mandaria de novo para nós!? Não! Tolo seria eu se esperasse por ti nesta vida aguada, vida esta sem vida, sem tua presença entre nós! Como eu queria te alisar os cabelos, como queria te fazer a barba, como queria tomar sorvete, como queria até escutar as mesmas histórias repetidas vezes! A dor que se faz presente, me conforta bastante em saber que te amei e te amarei para sempre, vives e viverás dentro de mim eternamente!

Só te peço que nos mande sinais de bênçãos, mesmo que em sonhos, o senhor será sempre o meu melhor amigo! Recorro e recorrerei a ti por toda a vida, que o senhor me proteja e me abençoe deste mundo repleto de inveja, de maldade, pois com o senhor comigo, tudo fica mais fácil!

Te amo!

Descanse em paz!

Saudades eternas do neto que sempre te amou, Sousa Neto!"

Mensagem feita pelo meu irmão, Alfredo Neto (o neto escolhido por vovô como o seu melhor amigo e companheiro), que retrata com perfeição tudo o que esse GRANDE HOMEM representa para nós...Seu legado será eterno! Amamos com paixão extrema esse avô, que foi mais que um grande amigo, que nos ensinou as melhores coisas da vida...Feliz de quem conviveu com ele, que teve a honra de dividir momentos inesquecíveis com esse nosso grande mestre!

Beijos a todos!

Um comentário:

  1. Falar de meu Pai é uma honra para mim, pois conviver com Ele na sua trajetória de vida depois de sua viuvez ,foi algo gratificante e de mais aprendizado, onde suas lições de vida marcaram com serenidade a minh'alma onde cada vez que o ouvia, me sentia protegida por Ele, mesmo diante da fragilidade de sua existência aos noventa e poucos anos; e junto Dele eu me sentia uma criança mimada, onde todos os gostos são apetecidos!Ele era realmente o meu Porto Seguro, onde todas às tardes eu me ancorava para receber ali as cargas de Energia, de Amor e acima de tudo, de Alegria daquele que sempre me ensinou a viver, me ensinou preceitos básicos de Dignidade e de Doçura, como também de Família e de Verdade ! Falar de meu Pai é Saudade, mas é também uma Terapia, pois ainda sinto suas Mãos nas minhas, a me falar e dizer como de costume: Deus lhe abençõe,minha filha !Toda tarde tinha um café que Ele marcava presença, ou aqui na minha casa ou de meus irmãos e este momento era sagrado e bastante familiar; Sempre fazíamos sua vontade e lhe trazíamos as iguarias por Ele recomendadas nas padarias de sua preferência, e isto nos deixava alegres em Lhes obedecer,e era nestes momentos que se fazia a felicidade plena para Ele com esta reunião com os filhos e netos. Daí vinha aquela conversa gostosa e proveitosa, pois os seus conselhos eram sábios para todos os filhos e netos, osquais ele os amou até o seu derradeiro suspiro !Falar de meu Pai é vivência, é conforto mas é acima de tudo saudade! Mas esta saudade é sempre regada com o Seu sorriso em nossas lembranças, em nossos corações; com a certeza do dever cumprido por todos nós em Tê-Lo amado em toda sua existência e por amá-Lo ainda mais em memória; Papai você para nós é Imortal, pois continuas a viver em seus netos e bisnetos até outras gerações. Que o bom Deus O guarde nesta nova dimenção de vida espiritual em seu Reino de Amor. Descanse em Paz; pois continuas vivo em nossos corações. Eternas saudades, da filha que muito te amou e te ama. Sonia.

    ResponderExcluir